quinta-feira, setembro 03, 2015

JORNAL CORREIO DA PARAÍBA desta quinta-feira (3)

DILMA TERÁ PACOTE DE COBRANÇAS NA PARAÍBA... Na visita que fará à Paraíba amanhã, a presidente Dilma receberá uma “cesta” de cobranças. Governador e prefeitos querem liberação de verbas. Os gestores, do Estado e das das cidades por onde ela deve passar vão pedir o cumprimento dos acordos celebrados com o Governo Federal, cujos recursos estão retidos nos cofres da União. O prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, disse que vai solicitar a liberação dos recursos aprovados e que ainda não foram repassados. O Governo do Estado também deve solicitar agilidade no repasse dos recursos para as obras de grande porte. E o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), considerou o pedido também pela celeridade e garantia no andamento dos projetos assinados para a cidade. Luciano Cartaxo ressaltou a necessidade da liberação de mais investimentos para a conclusão das obras em parceria com a prefeitura de João Pessoa. Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues disse que, se tiver oportunidade de falar com Dilma, pedirá celeridade no eixo leste da transposição, além da garanti a d s projetos em andamento em Campina Grande. Recursos contingenciados do Governo Federal”, comentou. Dilma cumpre agenda administrativa, pela manhã, em Campina Grande, para inaugurar 1.948 casas do programa Minha Casa Minha Vida. À tarde, ela deve se reunir com empresários e participar do ‘Dialoga Brasil’, na Capital. O Governo, segundo o secretário João Azevedo, pretende reforçar com a presidente o cumprimento dos acordos já firmados.
========================================================================
CAMPANHA ELEITORAL DOS CANDIDATOS A CONSELHEIROS TUTELARES... Os 47 candidatos a conselheiros tutelares já estão nas ruas em busca de votos para concorrer às 35 vagas oferecidas na Capital. A eleição será no dia 4 de outubro e, pela primeira vez, os mandatos serão de quatro anos, o dobro do que era. As campanhas serão custeadas pelos próprios candidatos, que poderão fazer propaganda nos mesmos moldes das campanhas eleitorais, sob a fi scalização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Segundo Sandro Gomes, os candidatos poderão fazer campanha com faixas, cartazes, panfletos, santinhos, adesivos, carros de som, desde que respeitem o código de postura do município. “Existe uma ressalva à participação dos candidatos em programas de rádio, TV ou em qualquer outro meio de comunicação. Os candidatos serão punidos se tiverem alguma participação lhes dê um espaço privilegiado em relação aos demais candidatos”, explicou Sandro.
========================================================================
CHIKUNGUNYA: CASO IMPORTADO... No mês de agosto, a Paraíba confi rmou o primeiro caso da febre chikungunya, na cidade de Cajazeiras, mas o caso foi importado de Feira de Santana, na Bahia. Desde o início do ano, já são 16 casos notificados - além do caso confi rmado, dez foram descartados e cinco estão em investigação. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado anteontem pela Secretaria de Estado da Saúde. A gerente de vigilância em saúde, Renata Nóbrega, explicou o caso confi rmado da febre chikungunya, que aconteceu com uma mulher vinda de Feira de Santana (BA). “Pelo histórico da viagem, como chegou aqui e já adoeceu, provavelmente ela foi infectada lá, o período de incubação é de 15 dias. Ela já chegou aqui com os sintomas”, disse. Sobre a dengue, Renata afirmou que a chegada do verão vai aumentar a atenção com os casos da doença. “A preocupação é de aumentar muito (os casos) porque vai entrar nesse período de verão e tem chuva e sol, e é a temperatura que o mosquito mais gosta para a proliferação”, ressaltou. Guillain-Barré.Ainda segundo o boletim, entre julho e agosto foram registrados 12 casos da síndrome - oito foram descartados e quatro estão sob investigação de correlação com a dengue, zika ou chikungunya.
========================================================================
AJUIZADA AÇÃO CONTRA MÉDICO... A Promotoria do Patrimônio Público de Catolé do Rocha ajuizou uma ação civil público por ato de improbidade administrativa contra o médico Paulo César de Araújo por acúmulo ilegal de cargos. Segundo o promotor de Justiça Ítalo Mácio de Oliveira Sousa, foi instaurado um procedimento administrativo após a Promotoria receber denúncia de que o médico possuía três vínculos empregatícios no serviço público, o que é vedado pela Constituição Federal. A Promotoria comprovou que Paulo César era médico n a Un id a d e M i s t a d e S aú d e de Riacho dos Cavalos, tendo sido contratado no regime de plantão, com carga horária de 20h semanais; era também médico no Município de São José do Brejo do Cruz, Ajuizada ação contra médico admitido mediante processo seletivo para ocupar o cargo do Programa Saúde da Família, cumprindo uma carga horária de 40 horas semanais, admitido desde agosto de 2010; e foi ainda de abril de 2014 a fevereiro de 2015, gerente regional de Saúde da 8ª Região, com sede em Catolé do Rocha. O promotor informou ainda que foi questionado aos municípios de Riacho dos Cavalos e São José do Brejo d o C r u z s e o m é d i c o c u m p r i a sua obrigações quanto à carga horária. As prefeituras responderam que a jornada era cumprida fielmente.
========================================================================
FÁBRICA DE CIMENTO JÁ FUNCIONA... Além da Brennand, estão instaladas na Paraíba a Intercement (João Pessoa), a Lafarge (Caaporã) e a Elizabeth (Alhandra). Mais duas empresas estão em processo de implantação no Estado: Votorantim (Caaporã) e Intercement (Conde). A consolidação do Polo fará com que a Paraíba alcance a capacidade produtiva de 9 milhões de toneladas por ano, tornando-se o segundo maior produtor de cimento do País. O presidente da empresa, José Eduardo Ramos, destacou, ontem, em Recife, onde aconteceu uma coletiva de imprensa, os fatores que possibilitaram a instalação do empreendimento na Paraíba. “O Nordeste é um mercado que cresce acima da média nacional e essa fábrica foi construída para suprir essa demanda. A Paraíba está geograficamente no centro do Nordeste, o que é interessante para a logística”, apontou. A distribuição dos produtos será realizada por transportadoras terceirizadas, com estimativa de 5 mil veículos circulando mensalmente pela região. A instalação da unidade fabril contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da sua política de incentivos fi scais. “A política de incentivos foi importante e a relação sempre muito positiva, desde o licenciamento ambiental, com todos os prazos cumpridos e sem entraves”, afi rmou o presidente do grupo.