sábado, setembro 26, 2015

Eleições 2016: Na expectativa da ‘janela’ partidária.

Pela lei atual, políticos têm até sexta-feira para se filiar e ficar aptos a concorrer às eleições de 2016...

Restam cinco dias para os partidos políticos filiarem os nomes que eles querem disputando as vagas de prefeitos e vereadores nas eleições em 2016. Os dirigentes partidários na Paraíba vão cumprir esse prazo, embora acreditem que a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione o projeto da Reforma Política que permite a troca de partido até sete meses antes das eleições. 

Esse momento se parece com a busca de clubes esportivos pelos melhores atletas, que despontam em outros. Muitos deles dispostos a vender o passe, assim como, do outro lado, encontrar quem compre. Garantir o filiado e esconder nomes é estratégia política para não perder o impacto. Nesse modelo o que menos importa para muitos políticos que vão trocar de partido é a ideologia partidária. Essa possibilidade de extensão do prazo de filiações é uma das principais mudanças contidas no projeto de lei nº 5735/13 da Reforma Política discutida, votada e aprovada no Congresso, no último mês

Mudança no cenário político... 
As alterações podem mudar o cenário e o ritmo dessa corrida para o pleito eleitoral, mas conforme o estabelecido, até agora, a relação dos novos filiados deve ser enviada, via internet, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até sexta. Mesmo sem o calendário eleitoral de 2016, divulgado oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as eleições do 1º turno ocorre sempre no primeiro domingo de outubro. Segundo o que rege a lei entende-se que qualquer alteração no processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de vigência.