domingo, setembro 13, 2015

Veja essa e outras notícias deste domingo, 13 de setembro.

NO CARGO, MAS SEM QUERER A REELEIÇÃO... Prefeitos alegam crise e questões pessoais para abandonar o sonho da reeleição nos pequenos municípios... A crise econômica que assola os municípios provoca a desistência com vistas à reeleição de pelo menos seis prefeitos paraibanos, além de dois gestores que já renunciaram ao mandato e estão fora de uma nova disputa em 2016. A revelação é do presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado da Paraíba (Famup), Tota Guedes. Para ele, ser prefeito nesse período não tem futuro. Guedes ressaltou que a recessão econômica atingiu em cheio os municípios e não há recursos para tocar as prefeituras. “Vários prefeitos já me confidenciaram que não vão disputar a reeleição. As despesas crescem a cada dia e as receitas estão caindo, principalmente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, qualquer problema o gestor é processado”, afirmou o presidente da Famup. Entre os prefeitos, ele citou Grigório de Almeida Souto (Olivedos), Luiz Aires (Cabaceiras), Damísio Mangueira (Triunfo), Elio Ribeiro de Morais (Santana dos Garrotes), Paulo Gomes (Areia) e Severina Ferreira Alves (Rio Tinto), mais conhecida como Dudu de Brizola. Além da crise econômica, o prefeito de Areia, no Brejo, Paulo Gomes (PRB), disse que irá se dedicar a projetos pessoais e à família. “Sou comerciante, fui candidato para salvar o grupo, porque a cidade estava abandonada”, adiantou ele. Paulo Móveis é irmão do deputado estadual Tião Gomes (PSL). O acúmulo de problemas financeiros e administrativos levou o prefeito de Santana dos Garrotes, no Sertão, a desistir da reeleição. Ele decidiu apoiar o nome de seu atual vice-prefeito, José Paulo Filho (PMDB), para sucedê-lo, tendo como vice Zezito Moraes (PT). Dois prefeitos renunciaram aos mandatos. Em novembro de 2013, José Maria Filho, mais conhecido como Luceninha, abandonou a prefeitura de Cabedelo. Em maio deste ano, Carleusa Marques renunciou ao cargo em Juazeirinho.
===
Internet grátis chega a locais isolados da Paraíba e amplia comunicação de moradores... A utilização da internet é uma das praticas cotidianas da maior parte da população brasileira. Porém, em alguns locais, como o município de Bonito de Santa Fé, no Sertão paraibano, a 484 km de João Pessoa, pouco mais da metade dos 10,8 mil habitantes (segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), conseguiam acessar a internet, algumas pessoas pela primeira vez na vida, no mês de julho deste ano. O acesso à rede foi obtido através de uma parceria entre a prefeitura local e a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). Chamado de Junts, o projeto realizou a instalação de sete antenas que abrigam os equipamentos necessários para o funcionamento e a distribuição do sinal para os moradores do Distrito de Viana, da agrovila São Luiz e da Zona Urbana. Inaugurado no dia 18 de julho, o projeto vem facilitando o acesso e a comunicação dos moradores com o mundo. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Bonito de Santa Fé, Luis Fernandes, que foi o responsável por levar o projeto para o município, a ideia inicial era levar o serviço apenas para os moradores da Zona Rural. “Tínhamos a necessidade de levar o projeto para a Zona Rural, principalmente, pela questão das informações para os agricultores, que se deslocavam para a cidade em busca de entender e fazer o Cadastramento Ambiental Rural, que é feito pela internet e é obrigatório. Eles poderiam fazer esse cadastro em casa, mas existiam três problemas básicos: ou os moradores não tinham acesso a internet, ou não conheciam o sistema ou não sabiam do que o cadastro se tratava”, afirmou o secretário.
===
Mais de 2,4 milhões em emendas para Paraíba estão ameaçadas... A crise econômica enfrentada pelo País vai prejudicar a liberação de pelo menos 18 emendas de bancada destinadas a Paraíba este ano. A maioria é referente a obras estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento do Estado e que somam, juntas, R$ 2.446.000.000. Até agora, faltando três meses para o final do ano, nenhuma das emendas teve os recursos liberados pelo Governo Federal. O deputado federal e coordenador da bancada paraibana, Wilson Filho (PTB), esclareceu que o Governo tem até o fi nal do ano para liberar os recursos, mas revelou que a crise vai impossibilitar o repasse de todas as emendas sugeridas. Ele disse que, em reunião com ministros, foi solicitado que a bancada paraibana indicasse ao menos uma das emendas para que o Governo tentasse a liberação, prejudicando as demais que devem constar novamente nos pedidos de 2015.
===
Joelma faz show com Calypso em João Pessoa, mas sem Chimbinha... Um dia depois da Justiça do Pará determinar que o guitarrista Chimbinha deve manter 100 metros de distância da cantora Joelma, a banda Calypso comandou o palco da festa 'Balada Romântica', em João Pessoa, na Paraíba. A banda subiu no palco de uma casa de shows da cidade na madrugada deste domingo (13) e tocou para uma planteia de 10 mil pessoas, o primeiro show depois ordem judicial foi expedida . A separação do casal foi anunciada no dia 19 de agosto, quando a cantora também anunciou que vai fazer carreira solo. Desde a quarta-feira (9), o divórcio virou caso de polícia, quando Joelma registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia da cidade de Ananindeua, no Pará, alegando que se sentia ameaçada pelo marido. Na sexta-feira (11), a advogada da cantora afirmou que a Justiça do Pará tinha determinado que o guitarrista não deveria se aproximar dela. A decisão teve como base a Lei Maria da Penha, que prevê medidas de proteção para mulheres em situação de risco. Em João Pessoa, fãs da Paraíba e de outros estados foram conferir a última apresentação de Joelma na cidade de Joelma como vocalista da banda. Segundo a casa de shows, foram vendidos 10 mil ingressos, o limite da capacidade do local. No lugar de Chimbinha, quem subiu no palco com a Calypso foi o pernambucano Ian Marinho.