domingo, março 13, 2016

Ex-promotor de Guarabira e Belém, vive como mendigo.

O promotor de Justiça, João Anísio Chaves Neto, um dos mais combativos do Ministério Público da Paraíba, que atuou por vários anos na promotoria de Guarabira e Belém, foi fotografado em condições degradantes de sobrevivência. Dr. João está vivendo com drogados e mendigos, dormindo em cima de uma tábua numa casa abandonada. 

Circula nas redes sociais, fotografias feitas pelo “companheiro” do promotor. O homem, possivelmente drogado fez uma selfie mostrando Dr. João dormindo e com um ferimento no rosto. Na imagem é possível observar cigarro (ele é fumante) e o celular.

Não possível identificar qual o local exato onde encontra-se João Anísio, mas pelo aspecto pode se tratar de uma construção inacabada, em alguma periferia.

João Anísio Chaves Neto sempre foi considerado um dos mais brilhantes representante do Ministério Público e defendeu com denodo as bandeiras de interesse da sociedade. Frequentemente convidado para entrevistas em emissoras de rádio na região do Brejo, ele tinha o reconhecimento da opinião pública pela defesa que fazia do cumprimento da legislação.

Foi na cidade de Belém que João Anísio começou a enveredar para o caminhos das drogas e a se envolver com mulheres. Casado, pai de uma filha, mas com uma vida desregrada, João perdeu a esposa e aos poucos foi sendo engolido pelas drogas. O envolvimento em situações de bebedeira, condução de veículo Familiares contaram a amigos que todo tipo de ajuda foi buscada para tentar resgatá-lo, mas ele não aceita.
Informação levantada pela reportagem aponta que o Ministério Público da Paraíba, por causa das consequências provocadas pelas drogas e da impossibilidade de continuar trabalhando, o MP teria decidido pela aposentadoria de João Anísio. Portal 25 horas.
============================================================== 

Vi uma reportagem sobre o promotor João Anísio e quase não acreditei. Aquele homem altivo que conheci em Guarabira na época em que junto com Marinho Mendes ajudou a levar para a cadeia o chefe do famigerado esquadrão da morte, Capitão Givanildo. Hoje envolvido com drogas, possivelmente crack, João Anísio está irreconhecível, magérrimo, dormindo sobre uma tábua e morando numa casa abandonada com outros drogados. Fui à Assembleia Legislativa prestigiar João no recebimento do título de cidadão paraibano e conheci sua linda esposa e filha. Era um homem honrado, altivo, combativo e muito corajoso e quem já assistiu um juri popular com ele na acusação sabe do que estou falando. Era simplesmente brilhante. Após sair de Guarabira ele foi morar em Belém, onde teria começado o seu calvário. Lá, dizem, teria sido desmoralizado numa discussão com um outro homem, apanhado na cara, se envolvido com mulheres, processado por agressão a uma jovem. bebidas e, como, conseqüência dessa turbulência, perdido a esposa, uma figura de feições nórdicas, olhos azuis e que sempre lhe acompanhava auxiliando nos júris. Mergulhando nas drogas após a tragédia pessoal, João foi aposentado pelo MP e nunca quis ouvir apelo de amigos e parentes para que procurasse ajuda para sair das drogas. E virou mendigo, apesar da condição financeira e formação intelectual. Com o rosto desfigurado e irreconhecível, hoje João Anísio perambula por aí com drogados e mendigos e mora numa casa abandonada junto com outros dependentes químicos. Na foto principal ainda podemos perceber ele com um celular e cigarro e na foto abaixo um colega de convivência revela a atual feição dele, destruído pelas drogas. DERCIO.