sábado, setembro 19, 2015

MPF apura desvios e fraudes em prefeituras da Paraíba.

Dez inquéritos são abertos para investigar fraudes em habitação, saúde e previdência... Denúncias de venda de 'notas frias', fraudes em licitação e não recolhimento do INSS e Pasep, bem como desvios de verbas de habitação e saúde levaram o Ministério Público Federal a abrir dez inquéritos civis públicos contra empresários, prefeito e ex-prefeitos de municípios da Paraíba. Em Juazeirinho, no Seridó, o procurador da República Bruno Galvão instaurou inquérito para apurar “possíveis irregularidades no âmbito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf ) do município de Juazeirinho, supostamente praticadas pelo gestor daquela urbe, Jonilton Fernandes Cordeiro”. Galvão também converteu uma Notícia de Fato em inquérito civil, a fim de “apurar o pagamento indevido de próteses dentárias adquiridas pelo município de Juazeirinho, com recursos federais do Pro- grama Brasil Sorridente”. No Sertão, o procura- dor Djalma Gusmão Feitosa instaurou inquérito com o objetivo de apurar supostas irregularidades na execução de convênio no valor de R$ 1 milhão cujo objeto é a Melhoria Habitacional para Controle de Doença de Chagas no Município de Joca Claudino. Em outro inquérito, o MPF vai investigar “ato de improbidade administrativa praticado no município de Nazarezinho, na execução do objeto do Convênio 2820/2006 (Siafi 591124), firmado com a Funasa, cujo objeto consistiu na construção de 122 Módulos Sanitários Domiciliares". Também em Nazarezinho, a MPF vai apurar possíveis irregularidades no atraso nas obras da quadra de esportes no bairro Lindolfo Pires. Em outro inquérito é investigado “possível ato de improbidade administrativa praticada por ex-gestores do município de Cajazeiras, que, em tese, deixaram de fazer o repasse dos recolhimentos do Pasep e contribuições Previdenciárias Patronais”.

Emissão de notas frias...
Ainda no Sertão, o MPF converteu o procedimento preparatório em inquérito civil, “instaurado a fim de apurar possível fraude ao INSS, por parte da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha”. Em Marizópolis, são investigadas denúncias de possíveis irregularidades na locação de veículos, gastos abusivos em obras e irregularidades em processos licitatórios. No Cariri, o procurador Tiago Misael Martins abriu inquérito para com o objetivo de “apurar denúncia sobre suposta malversação de recursos públicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no município de Prata”. No Curimataú, foi instaurado inquérito para “apurar eventuais ilicitudes ocorridas no âmbito das licitações nº 007/2011 e 015/2012, realizadas pela Prefeitura Municipal de Nova Floresta”. Já o procurador da Repú- blica Tiago Misael Martins converteu a Notícia de Fato em inquérito “para apurar relativamente à notícia de venda de notas fiscais `frias ́ emitidas, no Sertão, pelos empresários Oséas da Costa Fernandes e Josenilza da Costa Fernandes.
===
Tribunal investiga denúncias de irregularidades em Mari... 
Equipamentos doados pela Secretaria de Estado da Educação para a prefeitura de Mari teriam sido desviados para a propriedade particular do prefeito Marcos Martins (PSB). Através de um esquema de fraude em licitação com uma empresa chamada Xand's Comercial de Alimentos, os bens teriam sido vendidos novamente à prefeitura com 'notas frias'. Esta e outras fraudes foram denunciadas ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE- PB). Conforme a denúncia, em fevereiro deste ano, a prefeitura de Mari recebeu em doação uma série de equipamentos (ar -condicionado, mesas, fogão e ventiladores) para melhorias do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). Os bens, entretanto, nunca chegaram ao destino porque teriam sido levados em dois caminhões para a propriedade de Marcos Martins, na zona rural do município. Parte desses equipamentos, alega Severino Ramos, que protocolou a denúncia, teria sido objeto de uma transação de compra e venda entre a prefeitura de Mari e a empresa Xand's Comercial de Alimentos. Procurado, o prefeito não foi encontrado para comentar a denúncia.

sexta-feira, setembro 18, 2015

Anuladas eleições de escolas do estado em ITABAIANA.


Eleições para a direção de dois colégios do estado em Itabaiana, foram ANULADAS (as eleições foram realizadas no mês de julho de 2015) ... Alunada a eleição da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental DOUTOR ANTONIO BATISTA SANTIAGO, processo nº 0019729-1/2015, colocado em votação, decidiu-se, a unamidade dos presente, pela ANULAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL, pois, mesmo após notificação quando às pendências e impugnação, com apresentação de justificativa, defesa e/ou documentos, foi contatado infringência à regularidade exigida no inc.V, do art.4º , da Lei Estadual nº 7.983/2006, nulidade absoluta - reconhecida de oficio por esta comissão. Observando-se que uma das candidatas da chapa eleita não possuía um ano contínuo de efetivo exercício pra sua candidatura, com base nos fundamentos fáticos e jurídicos expostos no parecer constante do processo que fora apresentado e ratificado por toda comissão. ELEIÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA ESTADUAL MEIRA DE VASCONCELOS (de Itabaiana) TAMBÉM FOI CANCELADA.

Veja mais uma falcatrua da gestão municipal de JURIPIRANGA.

Prefeitura de JURIPIRANGA através da secretaria de educação, contrata moto-taxi. DETALHE: O CONTATADO NÃO SABE ANDAR DE MOTO (e obviamente não tem carteira de habilitação) A denuncia foi feita pelo vereador Heitor Alexandre, e repassada ao blog pelo vereador Caio Neto. Segundo o vereador são vários os empenhos feito em nome do popular  Anderson Feliciano da Silva, residente em Juripiranga, conhecido por DANDAN . Agora resta saber se o falso moto taxista tinha conhecimento do  empenho (neste caso ele recebia por um serviço não executado). Ou será que seu nome era usado para que outra pessoa recebesse dinheiro da prefeitura. Seja como for, isso mostra a safadeza com o dinheiro público, patrocinado pela gestão Paulo Dália. 

Abaixo um dos empenhos (são vários) com o percurso feito por um suposto moto taxis que não sabe guiar moto. Vai ver que ele pegava carona com seu madruga (na foto). Para fazer as entregas de  documentos da secretaria de educação de Juripiranga. É muita safadeza em tão pouco tempo de gestão. E tem muito mais na próxima semana... aguarde!

Valor que se empenha p/ fazer face as despesas com locação de veiculo(moto-taxi)de placa mjr-4512, quando a disposição da secretaria de educação durante o mês de maio/2015, conduzindo documentos para as escolas da zona rural e do município e Itabaiana junto a caixa econômica federal, 12a regional de ensino, Itambé/PE junto ao conterrâneo, João Pessoa/PB no centro administrativo e a cidade de Timbauba/PE junto a escrita fina, conforme comprovantes.

CRM interdita 2 postos de saúde (PSFs) em São Miguel de Itaupu.

(postos funcionava em escola e igreja) O Conselho Regional de Medicina (CRM) interditou 2 postos de saúde da família (PSFs), em uma operação realizada na manhã desta sexta-feira (18). Eles estavam localizados no município de São Miguel de Taipu. As âncoras de São Miguel de Taipu serviam como apoio ao posto de saúde principal para que a população que mora em lugares mais afastados, como sítios, pudesse ter atendimento médico. Uma delas funcionava em uma pequena escola e a outra em uma igreja. Segundo o CRM, nenhum desses ambientes tinham uma estrutura física suficiente para dar suporte médico à população.

Acusado de estupro em Itabaiana já está preso.

Núcleo de Inteligência da PM acaba de prender acusado de estupro (conhecido por Edivaldo de Biduga) em Itabaiana. O estupro aconteceu na noite de ontem (17), e  teve como vítima uma jovem da cidade. Nosso parabéns a PM de Itabaiana, que em menos de 24 horas conseguiu prender o estuprador. Segundo informações, o crime teria sido praticado na frente do filho da vitima, quando o elemento, encapuzado, arrombou a porta da cozinha consumando o delito. A vitima  teria reconhecido o acusado pelas tatuagens que ele carrega sobre o corpo. O elemento tem outras passagens pela polícia. Mas infelizmente estava solto para cometer outros delitos.

Veja o que a PuTa está fazendo com o ensino na Paraíba.

Sem educação e atendimento à saúde nas instituições federais... 
A greve dos servidores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre professores e técnicos-administrativos, e a paralisação dos funcionários do Hospital Universitário da instituição deixaram a universidade vazia e têm causado transtornos aos estudantes e pacientes da unidade de saúde. O movimento grevista na instituição já ultrapassa os três meses e parece estar longe de terminar. Concluinte do curso de Letras da UFPB, Kaline Câmara já sente os efeitos da paralisação. Além de encontrar a biblioteca e demais setores de atendimento aos estudantes da instituição fechados, a estudante teve a apresentação da monografia adiada e corre o risco de perder um contrato de trabalho. Também estudante de Letras, Júlia Caroline disse que enfrentou dificuldades para conseguir uma ajuda de custo na Reitoria da UFPB para participar de um congresso acadêmico. “Participo de um projeto de extensão e tem uma verba destinada para todos os estagiários participarem de congressos fora do Estado. Mas com a greve nem todo mundo conseguiu”, disse a estudante. Ainda no Campus da UFPB em João Pessoa, muitos alunos que vêm de outras cidades e até de fora do Estado para mo- rar na Residência Universitária retornaram para casa, segundo os funcionários do local. Próximo aos apartamentos está localizado o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), cuja greve foi iniciada no dia 7 de julho. Com a paralisação dos servidores no hospital, mais de 45 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias, não estão sendo realizados. As amigas Lourdes Correia e Teresa Ferreira moram no bairro do Padre Zé, na capital, e esperaram cerca de três meses por uma consulta com médico.
IFPB: Universidade vai parar de vez... Os cortes promovidos pelo governo federal ameaçam o ensino na Paraíba. Reunidos ontem em assembleias, os servidores técnico-administrativos e os professores da UFPB decidiram manter a greve, assim como os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com um corte de R$26 milhões no orçamento, a situação financeira da instituição de ensino é crítica, com recursos para pagar as contas somente até o próximo mês. O reitor da UFCG, Edilson Amorim, disse que, caso não haja a reversão dos cortes e suplementação orçamentária de pelo menos R$ 12 milhões, não será possível pagar as contas de custeio de novembro e dezembro. Na UFPB, os grevistas avaliaram a paralisação e discutiram o posicionamento do governo federal em relação à cobrança de melhorias salariais para as duas categorias. O coordena- dor do comando local de greve do Sindicato dos Docentes da UFPB, Marcelo Sitcovsky, informou que até o próximo dia 23 haverá, em todo o país, mobilizações referentes à greve. No IFPB, os servidores reivindicam isonomia de benefícios, uma data-base e reajuste linear de 27,3% para 2016.

A crise econômica na PARAÍBA... 
Driblar os efeitos da crise econômica está cada dia mais difícil para os paraibanos. Não adianta apenas reduzir custos para arcar com a elevação tributária proposta pelo governo do Estado. Serviços considera- dos cotidianos estão comprometidos na Paraíba por conta da crise, o que acarreta dificuldades na hora de conseguir atendimento médico, emitir documentos e até mesmo receber correspondências. A política econômica do Planalto afetou sobretudo o ensino federal. Na Paraíba, cerca de 63 mil alunos estão sem aula por conta das graves nas instituições de ensino. Com dinheiro em caixa para pagar apenas as despesas de outubro, na Universidade Federal de Campina Grande a situação é crítica. As atividades estão paralisadas há mais de 80 dias e não há qualquer sinalização para que a greve chegue ao fim. A mesma situação se repete na UFPB, que sofreu um corte de 30% no orçamento, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Quem procura os serviços do INSS também sente na pele os efeitos da crise. Os servidores do órgão cruzam os braços desde o dia 13 de julho, o que afeta o atendimento das 39 agências localizadas na Paraíba. Para iniciar processos de aposentadoria, por exemplo, os paraibanos retornam todos os dias para casa frustrados, já que os grevistas mantêm apenas perícia e emergências. A emissão de carteiras de trabalho, solicitação de registro profissional e pedidos de seguro-desemprego também estão suspensos no Estado em virtude da greve dos servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Em- prego. Os transtornos decorrentes da crise não param por aí. Quatro toneladas de correspondências estão para- das com a greve dos Correios. Contas atrasadas e encomendas encalhadas serão mais um problema a ser administrado pelos paraibanos. O comércio foi afetado com queda nas vendas e apresentou a segunda maior retração do país. Por aqui, o índice de desemprego também atingiu índices alarmantes, com perda de 2.620 postos de trabalho no mês de julho, o pior resultado para o mês dos últimos 12 anos na Paraíba. A crise incidiu ainda sobre a cesta básica em João Pessoa, que aumentou 13% e já é a quarta mais cara do país. Os ajustes feitos pelo governo federal são criticados até mesmo pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade que defende a gestão petista. O presidente da entidade, Vagner Freitas, endureceu o discurso contra as medidas econômicas, o que classificou como “lamentáveis” e “recessivas”, por imputar a culpa da crise aos trabalhadores. Mesmo indo às ruas para defender o governo de Dilma Rousseff, a CUT não poupa críticas ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

UFPB 112 dias de greve 
UFCG 83 dias de greve 
IFPB 86 dias de greve 
HU 112 dias de greve 
INSS 66 dias de greve 
MTE 66 dias de greve 
Correios 2 dias de greve 

MEDIDAS DO GOVERNO DO ESTADO 
Economia de R$25,6 mi com reforma administrativa Elevação da alíquota do ICMS, IPVA e ITCD Pedidos de empréstimos no valor de R$1,7 bilhão Realização de mutirão fiscal.
Remanejamento no orçamento 

OS EFEITOS NA PARAÍBA 
Corte de R$40 milhões na Segurança Pública Aumento de R$289 mi na arrecadação com elevação do ICM S R$218 milhões não entraram nos cofres do Estado 35 prefeituras tiveram as contas zeradas pelo INSS Corte de R$26 milhões no orçamento da UFCG Greve nas Universidades Federais, IFPB, INSS, Correios, Super Corte de 30% no orçamento da UFPB 2.620 demissões no mês de julho

quinta-feira, setembro 17, 2015

FPM de Itabaiana e Região - Segunda parcela do mês de setembro.

Será creditado nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, nas contas das prefeituras da região, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2.º decêndio do mês de setembro de 2015. 

SALGADO DE SÃO FÉLIX, PILAR E MOGEIRO, TIVERAM O FPM ZERADO pela segunda vez neste mês de setembro. Para Itabaiana será depositado apenas R$ 36 mil reais (mais saúde e fundeb). Já Juripiranga vai receber o dobro de Itabaiana em FPM.







Advogado Marcos Henrique será candidato a prefeito em JURIPIRANGA.

Ex-candidato a prefeito em Juripiranga nas eleições de 2012. O advogado Marcos Henrique, comunicou ao seu grupo político que será novamente candidato a prefeito de Juripiranga nas próximas eleições. Marcos Henrique se aliou ao atual prefeito Paulo Dália, após as eleições. Mas devido as inúmeras denuncias de irregularidades que vem ocorrendo na gestão atual, o advogado rompeu com o prefeito, e vai colocar seu nome para que o povo de Juripiranga tenha uma nova opção em 2016. As informações chegou por email ao blog Itabaiana hoje.

Pessoas próximas a Marcos Henrique, desmentiram o racha, e a informação repassada ao blog Mas confirmaram a intenção do advogado ser novamente candidato a prefeito em Juripiranga.

Prefeitura de Itabaiana entrega sala de atendimento médico.


A Prefeitura de Itabaiana e a Secretaria Municipal de Saúde entregaram nesta quinta-feira (17) uma sala de atendimento médico na Cadeia Pública do município, esse atendimento é pioneiro no estado. Os presidiários terão atendimentos básicos todas às semanas em uma sala equipada pela gestão municipal. O Prefeito Antônio Carlos, a Promotora de Justiça da Comarca de Itabaiana, Drª Mirian Vasconcelos, a Juíza da 1ª Vara Mista de Itabaiana, Luciana Rodrigues e a Secretária Municipal de Saúde Claudia Cristina, prestigiaram a solenidade de entrega do ponto de atendimento médico. Para o médico Luzinaldo Marinho, essa ação é de suma importância para os presidiários. “A nossa vontade será de minimizar a logística de transporte que o pessoal tem precisado fazer, atenderemos os casos de média e alta complexidade, e com isso iremos minimizar o atendimento médico fora da cadeia”, disse o médico. 

 A Secretaria de Saúde também oferecerá momento de imunização e a padronização de um PSF, segundo o Prefeito Antônio Carlos sempre fará o impossível para seus munícipes, sem contar que a Cadeia Pública de Itabaiana recebe presidiários de outros municípios do Vale do Paraíba. “Entregamos esse ponto médico na cadeia de Itabaiana com todo prazer, como gestor, fico tranquilo com o acesso dos presidiários aos serviços de atendimento básicos da saúde municipal”, disse o Prefeito Antônio Carlos. 

Alyf Santos de Andrade 
Assessor de Imprensa e Cerimonial
 Mat – 9384-0 
Imagem: Bruno Aharon

Itabaiana: Secretaria Municipal de Saúde realiza prestações de contas.

No intuito de prestar contas e tornar públicas as ações realizadas, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana apresentou o relatório quadrimestral do exercício 2014 e 2015 na manhã desta quinta-feira (17) na de Casa Drº Antônio Batista Santiago, Câmara Municipal, três vereadores se fizeram presentes. Acompanhada do Prefeito Antônio Carlos, a Secretária Claudia Cristina, disse que as ofertas e produções de serviços essenciais são grandes e os recursos são poucos. “As demandas na rede municipal de saúde são grandes, atendemos a todos e buscamos sempre aprimorar os serviços, temos a preocupação de cumprir a oferta e produção de serviços – SUS, nossa atenção básica e a vigilância sanitária”, disse a Secretária. 

A valorização, formação e democratização das atividades do trabalho dos profissionais e trabalhadores de saúde no município foram ovacionadas pelo Prefeito Antônio Carlos e a Secretária Claudia. “Respeitamos os nossos profissionais e trabalhadores para que eles possam servir a população com o melhor atendimento possível, temos falhas, mas estamos concertando para que os nossos munícipes tenham o melhor modelo de saúde”, declarou o Prefeito Antônio Carlos. O Prefeito destacou que um dos pontos que eleva o ápice da saúde é o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) que está a todo vapor no município. “Ao tomar posse em 2013 encontramos a policlínica inacabada, tivemos que investir recursos próprios para deixá-la em ordem, o Centro de Especialidades Odontológicas estava irregular segundo o Conselho de Odontologia, interditaram, mas estamos realizando a reforma que foi proposta pelo conselho”, disse o Prefeito. Antônio Carlos ainda destacou que implantou o Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias, procurando sempre respeitar e valorizar os seus funcionários. 

 Alyf Santos de Andrade 
Assessor de Imprensa e Cerimonial 
 Mat – 9384-0 
Imagem: Bruno Aharon

Prefeito de JURIPIRANGA desviou dinheiro do FUNDEB diz TCE.

Mais um esquema do prefeito de Juripiranga Paulo Dália. Como se já não bastasse os empenhos cheios de fraudes, e a folha de contratados cheia de esquemas em pagamentos. Agora o prefeito está enrolado por ter desviado dinheiro do FUNDEB. 

VEJA O RELATÓRIO DO TCE 

A Auditoria, através do relatório de fls. 82/84, apontou como irregularidade a "utilização indevida dos recursos do FUNDEB para financiar a aquisição dos veículos', concluído pela citação de autoridade responsável com vistas à apresentação de defesa. 

TCE NÃO ACEITA DEFESA: 

A auditoria retorquiu, informações que a norma regulamentar não considera como manutenção e desenvolvimento do ensino a aquisição de veículos, citando o art.23 da Lei nº 11.494/2007 e art. 70 da Lei nº 9.394/1996.
===

quarta-feira, setembro 16, 2015

Homicídio na noite desta quarta-feira em Itabaiana, no bairro do Botafogo.

Homicídio na noite desta quarta-feira em Itabaiana, no bairro do Botafogo.... Um senhor de 91 anos (Sebastião conhecido como BAÍA) foi assassinado dentro de sua residência. De acordo com a PM, dois homens invadiram a casa onde reside um homem envolvido com o tráfico de entorpecentes, que seria um desafeto dos invasores. A dupla não o encontrou e assassinou o pai dele, de 91 anos, que também morava na residência. Dois tiros foram efetuados. “Acreditamos em duas possibilidades. Os bandidos teriam confundido o idoso com o filho, ou resolveram matá-lo como forma de provocar o inimigo”, disse um dos policiais militares que cobriram a ocorrência. A rixa, segundo ele, teria sido originada por disputas por pontos de venda de drogas ou por dívidas. Foram feitas buscas, mas, até as 23h40 desta quarta, a dupla suspeita pelo crime e o filho da vítima não haviam sido localizados.

Vereadores denunciam falcatruas na gestão Paulo Dália em JURIPIRANGA.

(ATENÇÃO! veja lista com os 172 contratados da prefeitura)... Denuncia do vereador CAIO NETO na sessão da CÂMARA MUNICIPAL DE JURIPIRANGA.

Na noite desta quarta-feira, o vereador Caio Neto denunciou um esquema que vem acontecendo na folha de servidores  contratados da prefeitura.

 Procurado por uma ex contratada, o vereador descobriu que a mesma foi demitida em maio de 2014, mais seu nome foi mantido na folha de dezembro de 2014. Além de não ter sido informada, ela não recebeu um real do mês de dezembro de 2014. 

A partir daí foi descoberto a maneira de pagamento de alguns contratados da prefeitura. Alguns deles recebem em dinheiro vivo, assinando apenas uma folha de papel. Não sendo emitido cheque, nem deposito em contas bancarias. 

São vários os esquemas feitos para pagar os contratados, disso o vereador Caio Neto, que pretende denunciar essas irregularidades junto aos órgãos competentes. 

Já o vereador Heitor Alexandre, falou dos empenhos pagos a moto-taxi que presta serviços a secretaria de educação do município. Segundo o vereador em vez de uma moto, aparece um veiculo Peugeot com placa de Santa Catarina. Além disso a pessoa que recebe pelos serviços não tem habilitação, e não sabe guiar moto. Essas são penas algumas das muitas irregularidades constada na gestão do prefeito Paulo Dália. Disse o vereador Heitor Alexandre
VEJA LISTA DE CONTRATADOS DA PREFEITURA DE JURIPIRANGA 
MAIO DE 2015 - SAGRES DO TCE

VIGILANTE
ADONIAS VIEIRA DA SILVA FILHO
ELAION BARBOSA DE ALMEIDA ANDRADE
ERNANE BARBOSA DA SILVA
JOAO GENESIO PEDROSA
JOSE SEVERINO DA SILVA NETO
ROBERTO CARLOS DA NOBREGA
SEVERINO PEDRO RODRIGUES FILHO
SUPERVISORA DO SELIGA ACELERA
MARIA JOSE FRACISCO DE SOUZA
SUPERVISOR (A) ESCOLAR
FERNANDA DA SILVA ANDRADE
MILENA ARAUJO DE OLIVEIRA
SERVENTE DE PEDREIRO
GENTIL FERREIRA DA SILVA
JOSE CLAUDIO DA SILVA
JOSE WELINGTON ALBINO PEREIRA
RIVALDO SANTOS COSTA
WILSON CORREIA DE ARAUJO
PSICOLOGA
ESITA ELIZABETH DIAS ALMEIDA
PROFESSOR PREST. SERVICO
JONAS QUEIROS DA SILVA
PROFESSOR POLIVALENTE CONT
MARIA LEANDRA DA SILVA
PROFESSOR FASE III E IV FUND
JOSE JAIRO DA SILVA CANDIDO
PROFESSOR -CONTRATADOS
ADRIANA CANDIDO DA SILVA
ADRIANA SILVINO DA SILVA
ALBALUCIA IGNEZ PEREIRA DANTAS
ANA PAULA DE ANDRADE CABRAL
ANDREA CLECIA FELICIANO DA SILVA
ANDREIA DA SILVA BARBOSA
EDGLES GONÇALVES DA SILVA
EDIVALDO BERNARDO DOS SANTOS
ELISANGELA CLAUDIA SOARES
ERICKSON REGIS DIAS AMORIM
ERONILDO JOSE DA SILVA
FERNANDA LIMA DOS SANTOS
FLAVIA MARIA BAZILIO
GISLANY MATIAS RIBEIRO
JANEIDE XAVIER DE AGUIAR
JANETE LUCIA DA SILVA
JOSEFA ADRIANA FRANCISCO DE SOUZA
JOSEFA CAMILA BEZERRA
JOSIANE GOMES DE LIMA
KELLY CRISTINA CAVALCANTI SOARES
LIDIANE TAVARES DE SANTANA
MABEL SOARES DA SILVA
MARIA CAROLINE ARAUJO RODRIGUES
MARIA DAS GRACAS DE PAIVA
PRISCILA MACENA DE OLIVEIRA
RAMON NASCIMENTO OLIVEIRA
ROSALINA ANA DINIZ LIMA
ROSECLAUDIA DINIZ LIMA
ROSILENE CANDIDO DA SILVA LIMA
SEVERINA MARGARIDA DA S QUEIROZ
SUELLEN DA SILVA GONÇALVES
TAYZE KELLY C. DA SILVA
VANESSA GOMES RODRIGUES
PROFESSOR CONTRATADO LIBRAS
ISABEL DE OLIVEIRA RIBEIRO
ISRAELE VILLAINY RODRIGUES DA SILVA
JOSELIA MARIA DE SOUZA
JOSENILDA BARBOSA CHIMENDES
MARCILENE ESTELA DA SILVA
MARIA DA GLORIA PEREIRA DE PONTES
MARIA JOSE FERREIRA ALEXANDRE
ROSANGELA MARIA DE QUEIROZ CORREIA
SILMARA FERREIRA DA SILVA
WELLIJA COSTA DE LIMA
PROFESSOR CONT. FASE I
ERICA RENATA FERREIRA DA SILVA
PEDREIRO
JOSE CARLOS DOS SANTOS IRMAO
JOSE MARIA DA SILVA CARDOSO
MANOEL INACIO DA SILVA
NILZO TAVARES DA SILVA
ORIENTADOR SOCIAL
EDMIR TAVARES DE ARRUDA JUNIOR
ORIENTADOR ESCOLAR
PATRICIA CLAUDIA SOARES
VERA LUCIA CIRINO DA SILVA
OPERÁRIO
DANILO CHAVES DE OLIVEIRA SILVA
MANOEL DANTAS DE FARIAS FILHO
OPERADOR DE MAQUINA AGRÍCOLA
EDIMILSON PEDRO DA SILVA
JERONIMO NUNES DE SOUZA
OPERADOR DE CONVÊNIOS
LUIZ RIBEIRO DE BARROS NETO
OFICINEIRO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS
WANDERSON CANDIDO CAVALCANTE
OFICINEIRA DE TRABALHOS MANUIAS
GERLAINE DIAS DA SILVA
OFICINEIRA DE TEATRO E DANÇA
JACIONE DA SILVA FARIAS
MOTORISTA
HUGO LEONARDO OLIVEIRA DA SILVA
JOSE FERNANDES DE PONTES
JOSE LUIS DA SILVA
JOSE PEDRO DOS SANTOS FILHO
JOSE SEVERINO PEREIRA DE PONTES
JOSIVAN PEREIRA DA SILVA
LEANDRO RODRIGUES DA SILVA
SEVERINO MANOEL DA SILVA
SEVERINO RAMOS DA SILVA ll
MONITORA DE CRECHE
EDICLEIDE DA SILVA FERREIRA
LEIDIVANIA PAULINO BARBOSA PEREIRA
MARCIA MARIA GOMES
MARIA DA PENHA Q DE ARAÚJO
PEDRINA DAS GRACAS SOARES ALVES
REGINA PATRICIA FERREIRA
TACIANA DA SILVA SANTOS
MONITOR EDUCACIONAL
ELIZANGELA PEREIRA CAVALCANTE DE BRITO
ENTREVISTADORA
EDILSON BERNARDO DOS SNTOS
NATANAEL BELO DO NASCIMENTO
TAMYRES HENRIQUE DA SILVA
ELETRICISTA
MANOEL LOURENÇO DA SILVA
SEVERINO JOSE DA SILVA
COZINHEIRO DO SOPAO
CATARINA MARIA DA SILVA
ELIEUZA ALVES DE ANDRADE
MARIA DALVA GONCALVES DE LIMA
MAURILY ALVES DA SILVA
COVEIRO
ANTONIO BELISARIO DE SOUZA
COORDENADORA DO SELIGA ACELERA
ANA CRISTINA DA SILVA
AUXILIAR DE SERVICOS GERAIS
ALBERTO ANTONIO DA SILVA
ALEXANDRA DOS SANTOS
ALISSON PEDRO DA SILVA
ANA PAULA DA SILVA
ANA PAULA VICENTE DA SILVA ALVES
CARLOS STENIO GOMES DE SOUZA
EDVANIA PEREIRA
EZILDO FRANCISCO DA SILVA
GILBERTO ALBINO PEREIRA
GILVANEIDE FERREIRA DE LIMA
IVANI DIAS DA SILVA
JANEIDE LINDOLFO DA SILVA
JAQUELINE PEREIRA DA SILVA
JOSE ANTONIO DA SILVA
JOSE NILTON DA SILVA
JOSE PEDRO ALBINO PEREIRA
JOSE PEDRO DA SILVA FILHO
JOSEFA MARCELINO DOS SANTOS
JOSEFA MARIA DA SILVA FILHA
JOSELIA DOS SANTOS SILVA
JOSIMAR SEVERINO DA SILVA
KATIA LISANDRA MARINHO DE SOUZA
LAUDIOCEA PEREIRA DE PONTES ARAUJO
LUCINEIDE SOARES RIBEIRO
MARCOS ANTONIO OLIVEIRA DOS SANTOS
MARIA ALIETE DE PONTES
MARIA DA PENHA DA SILVA
MARIA DAS DORES DIAS DA SILVA
MARIA DE FATIMA BARBOSA
MARIA DULCINETE DA SILVA
MARIA JOSE DA SILVA FILHA
MARIA JOSE DOS SANTOS
MARIA JOSE DOS SANTOS BARBOSA
MARIA JOSE PEREIRA DA SILVA
MARIA JOSE RODRIGUES DE ARAUJO
MARIA LUCIA DA SILVA
MARIA SILVANA ALVES DA SILVA
MARINEIDE GOMES DA SILVA
MAYLTON ANTONIO DA SILVA
NEUZA GONCALVES VIANA
NUBIA MATIAS DA SILVA
REJANE DE FATIMA SARAIVA
RODRIGO SILVA DE ANDRADE
SEVERINA DA CONCEICAO BARBOSA
SEVERINO MARCELINO DOS SANTOS
SEVERINO RAMOS DE MOURA BORBA
VERONICA GOMES DE OLIVEIRA SILVA
WASTY FERREIRA DA C. SILVA
ZULEIDE GOMES DA SILVA
ASSISTENTE SOCIAL
CYBELLE TAVARES DE OLIVEIRA
MARLIETE JERONIMO DA SILVA
AGENTE DE LIMPESA URBANA
JOAO LUIS DA SILVA
JOSE CARLOS DA SILVA
JOSE INACIO DA SILVA
JOSE MARTINIANO RODRIGUES
AGENTE ADMINISTRATIVO
ALBENIZE MACIEL JACINTO
ALDA AUGUSTA RAMOS DE ARAUJO
CRISTIANE ANDRADE BARBOSA
ELIANE PEREIRA DE FARIAS
GILDEONES JOSE DDA SILVA
IASMINE ENAIRY DA COSTA PONTES
JAMILTON FERREIRA DA SILVA
JANILSON SOUZA DE FARIAS
JOAO ANTONIO DE ARAUJO FILHO
MARIA CRISTIANE PEREIRA DE LACERDA
MARIA JOSE CORREIA DA SILVA
MARIA JOSE DA SILVA
MAYARA BARBOSA DE SOUZA
NATALYCIO LUCAS ALVES MOUZINHO
AGENTE ADMINISTRATIVO
AKILLA HANNAH HENRIQUE DIAS
ISAU EBENEZER DA SILVA
JEAN CARLOS FRANCELINO
JOANA DAR`C DA SILVA CABRAL PONTES
 



Pessoal  Folha de Pessoal – Maio/2015 –


Cargo Tipo Servidores


AGENTE ADMINISTRATIVO
Contratação por excepcional interesse público
4



AGENTE ADMINISTRATIVO
Contratação por excepcional interesse público
14



AGENTE DE LIMPESA URBANA
Contratação por excepcional interesse público
4



ASSISTENTE SOCIAL
Contratação por excepcional interesse público
2



AUXILIAR DE SERVICOS GERAIS
Contratação por excepcional interesse público
49



COORDENADORA DO SELIGA ACELERA
Contratação por excepcional interesse público
1



COVEIRO
Contratação por excepcional interesse público
1



COZINHEIRO DO SOPAO
Contratação por excepcional interesse público
4



ELETRICISTA
Contratação por excepcional interesse público
2



ENTREVISTADORA
Contratação por excepcional interesse público
3



MONITOR EDUCACIONAL
Contratação por excepcional interesse público
1



MONITORA DE CRECHE
Contratação por excepcional interesse público
7



MOTORISTA
Contratação por excepcional interesse público
9



OFICINEIRA DE TEATRO E DANÇA
Contratação por excepcional interesse público
1



OFICINEIRA DE TRABALHOS MANUIAS
Contratação por excepcional interesse público
1



OFICINEIRO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS
Contratação por excepcional interesse público
1



OPERADOR DE CONVENIOS
Contratação por excepcional interesse público
1



OPERADOR DE MAQUINA AGRICOLA
Contratação por excepcional interesse público
2



OPERARIO
Contratação por excepcional interesse público
2



ORIENTADOR ESCOLAR
Contratação por excepcional interesse público
2



ORIENTADOR SOCIAL
Contratação por excepcional interesse público
1



PEDREIRO
Contratação por excepcional interesse público
4



PROFESSOR CONT. FASE I
Contratação por excepcional interesse público
1



PROFESSOR CONTRATADO LIBRAS
Contratação por excepcional interesse público
10



PROFESSOR -CONTRATADOS
Contratação por excepcional interesse público
33



PROFESSOR FASE III E IV FUND
Contratação por excepcional interesse público
1



PROFESSOR POLIVALENTE CONT
Contratação por excepcional interesse público
1



PROFESSOR PREST. SERVICO
Contratação por excepcional interesse público
1



PSICOLOGA
Contratação por excepcional interesse público
1



SERVENTE DE PEDREIRO
Contratação por excepcional interesse público
5



SUPERVISOR (A) ESCOLAR
Contratação por excepcional interesse público
2



SUPERVISORA DO SELIGA ACELERA
Contratação por excepcional interesse público
1



VIGILANTE
Contratação por excepcional interesse público
7

 TOTAL

179

TCE desaprova outra conta da ex-prefeita de ITABAIANA dona Dida.


(contas de 2011 também foram rejeitadas ano passado) O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido na manhã desta quarta-feira (16), emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2012 da ex-prefeita de Itabaiana, Eurídice Moreira da Silva, a quem impôs o débito de R$ 12.440,00 em razão de despesas com obras do matadouro municipal não encontradas pela Auditoria. A ex-prefeita ainda respondeu por faltas que incluem despesas não licitadas, não recolhimento de contribuições previdenciárias e contratação de pessoal sem concurso. A decisão, contra a qual ainda cabe recurso, deu-se conforme proposta do conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo, relator do processo.

No dia 8 de setembro a Câmara aprovou por 8 a 3, as contas da ex-prefeita de Itabaiana, Dona Dida (exercício de 2011) que havia sido reprovadas pelo TCE ano passado (2014)

VEJA O VÍDEO ANTES QUE SEJA RETIRADO (vídeo só fala a verdade)

Decisão judicial obriga Gilvan Freire a retirar vídeo sobre Ricardo Coutinho das redes sociais... Decisão judicial obriga jornalista Gilvan Freire a retirar das redes sociais vídeo no qual chama o governador de “psicopata”. A ação foi julgada nessa terça (15) e foi movida pelo governador Ricardo Coutinho. O vídeo é um enxerto do programa Os Intrometidos do qual o jornalista faz parte e foi ao ar dia 07 de setembro. Gilvan tem até 48h para retirar o vídeo do ar e caso desacate pode ser multado em até R$30 mil. Gilvan chega a dizer no vídeo: ”Quero ser processado para provar que esse cara (Ricardo) é psicopata, estou pedindo a ele para me processar, por que tenho o conceito firmado, técnico, estudado, que ele é um psicopata”. O comentário foi alusivo às acusações da ex primeira dama, Pâmela Bório, que divulgou que foi sequestrada e agredida por familiares do governador.


34 prefeituras da Paraíba ficam sem repasse do FPM (primeira parcela).

Matéria publicada no Jornal Correio da Paraíba desta quarta-feira... Motivo foi a retirada da parcela do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no último dia 10. De acordo com o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes as prefeituras estão em situação crítica e perderão ainda mais das cotas nos próximos meses com a acentuação da crise financeira no País. Com o não crescimento da economia devido ao ciclo de queda que envolve produção, consumo e arrecadação, além do desemprego, a tendência é cair um pouco mais a cada mês, revelou Tota. “O dia 10 é a maior cota que paga a folha de pessoal da prefeitura. No próximo mês o rombo será maior devido essa retirada”, disse. O presidente da Famup disse que há uma tentativa dos gestores junto ao INSS de fazer um ‘encontro de contas’ para verificar as parcelas que devem já ter sido encerradas, mas ainda estão sendo debitadas das contas. “A gente tem estudo de que os municípios já teriam quitado essas parcelas e eles ainda continuam cobrando”, contestou.


CONTENÇÃO É INTENSIFICADA..
Os anúncios de medidas de contenção de despesas nas prefeituras paraibanas continuam acontecendo e de acordo com o presidente da Famup, Tota Guedes, devem se estender ao longo dos meses. O Município de Dona Inês foi mais um que divulgou, esta semana, a suspensão de gratificações, diárias, viagens e festas - sem a utilização de recursos específicos - para evitar gastos desnecessários. A divulgação no Diário Oficial da última segunda-feira alega que as medidas foram tomadas pelo ‘Estado de Emergência’ em que a cidade se encontra. O decreto revela ainda que a situação é reconhecida pelo Governo da Paraíba, “em virtude da seca que assola o Estado, e ainda pela crise econômica e financeira, que tem ocasionado perda na arrecadação das receitas destinadas ao município, provocando drástica diminuição na arrecadação. As medidas devem permanecer em vigor até que sejam restabelecidas as fi nanças municipais”, descreveu. A prefeitura de Caiçara também anunciou nesta semana o corte de pelo menos 20% em despesas com energia elétrica e consumo de água dos prédios ocupados pelo Poder Executivo. De acordo com o presidente da Famup já chega a cerca de 70% o número de prefeituras que realizaram algum tipo de redução nos gastos. Alerta. Desde o início do ano os prefeitos começarama ser aconselhados a fazer corte de despesas, comentou Tota. Ele disse que todos já previam um ano difícil. “Eu mesmo alertei os gestores que diminuíssem o máximo que pudessem para conseguir fechar o ano, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas a corda já está arrebentando”, lamentou. A reação dos prefeitos, segundo ele, acontecerá na mobilização programada para o próximo dia 24, em audiência pública, na Assembleia Legislativa da Paraíba. “Vamos tentar o pacto federativo. Sem isso não tem como administrar. O Governo Federal cria os programas sociais e joga a responsabilidade para os municípios, mas não dão suporte suficiente”, comentou.
Municípios Zerados: 
ALCANTIL
ALHANDRA
AREIA
AROEIRAS
BAÍA DA TRAIÇÃO
BARAÚNAS
BORBOREMA
CABACEIRAS
CAIÇARA
CUBATI
DUAS ESTRADAS
FAGUNDES
IGARACY
IMACULADA
INGÁ
ITABAIANA
JUAREZ TÁVORA
MASSARANDUBA
MATARACA
MATINHAS
MOGEIRO
MONTE HOREBE
NOVA FLORESTA
PILAR
PITIMBU
RIACHÃO DE BACAMARTE
RIAÇHÃO DO POÇO
SALGADO DE SÃO FÉLIX
SANTA TEREZINHA
SÃO JOÃO DA SABUGI
SÃO JOÃO DE ESPINHARAS
SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE
SÃO JOÃO DO TIGRE
SERRARIA

segunda-feira, setembro 14, 2015

Estado faz convênio com o São Vicente. Valor de quase 1 milhão de reais.

Governo do Estado faz convênio com HOSPITAL REGIONAL E MATERNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA - ITABAIANA/PB... VALOR: R$ 892.080,00... Concedente SES - 25.0001 - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE... Convenente SOCIEDADE MANTENEDORA DO HOSPITAL REGIONAL E MATERNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA - ITABAIANA/PB... Objeto... O PRESENTE CONVÊNIO TEM POR OBJETO A MANUTENÇÃO DO SOCIEDADE MANTEDORA HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO VICENTE DE PAULO, PARA O ATENDIMENTO DE 120.000 (CENTO E VINTE MIL) PESSOAS NA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA, ATRAVÉS DO HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO VICENTE DE PAULO, EM ITABAIANA/PB, QUE ATUALMENTE DISPÕE DE 54 (CINQUENTA E QU ATRO) LEITOS, SENDO 30 (TRINTA) DE CLÍNICA MÉDICA; 12 (DOZE) EM CLÍNICA CIRÚRGICA E MAIS 12 (DOZE) EM CLÍNICA PEDIÁTRICA



Cassação de Cássio vira munição contra Ricardo.

Pau que dá em Chico, dá em Francisco. É com essa lógica que os advogados da coligação A Vontade do Povo, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), têm se movido na tentativa de cassar o mandato do governador reeleito Ricardo Coutinho (PSB). Para isso, têm “bebido na fonte” dos argumentos que cassaram o tucano, em 2007, no escândalo que ficou conhecido como Caso FAC. Os termos usados para incriminar Cássio agora servem de ingrediente para a ação contra Ricardo que trata sobre pro- gramas de incentivos fiscais. A defesa do governador, por outro lado, recorre a programas sociais dos antecessores, inclusive Cássio, para afirmar a legalidade das ações contestadas. 

As partes envolvidas no pro- cesso já apresentaram as alegações finais. A ação poderá ser julgada ainda neste mês no Tri- Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O Caso FAC, alegam os advoga- dos, beneficiou 35 mil eleitores no pleito de 2006, com um investimento de R$ 3,5 milhões. “Ora, se este tribunal cassou e entendeu por astronômico esses números, o que dizer somente um dos benefícios aqui questionados de mais de 36 mil beneficiados em 2014, abrangendo o montante de mais de R$ 32 milhões”, diz o PSDB nas alegações finais. 

Pelo menos três programas são alvo de uma ação proposta pelo PSDB e que já está madura para julgamento. As partes apresentaram as alegações finais e o processo depende agora do relator para entrar em pauta. “Os autos descortinam um conjunto de medidas oportunistas adotadas em um ano eleitoral. Não se pode dizer que o pleito de 2014 foi jogado de forma igualitária”, alegam os tucanos. O PSDB sustenta que com- parado com o Caso FAC, os fatos são bem mais graves. Para o partido, ficou patente a utilização da máquina pública em prol da reeleição do governador Ricardo Coutinho, sobretudo no que diz respeito à concessão de benefícios na forma de renúncias de receitas em pleno ano eleitoral. “Parte desse pacote de benesses se deu mediante a remissão de IPVA e taxas, no importe de R$ 32 milhões”. 

A segunda medida questionada pelos adversários do governador Ricardo Coutinho é a que trata da renúncia fiscal de créditos tributários relativos ao ICMS, implementada em pleno ano eleitoral. O alvo é a Medida Provisória 225, publicada em 29 de abril de 2014. O programa Gol de Placa é também objeto da ação que pede a cassação de Ricardo Coutinho. A acusação é de que após as alterações feitas na lei, poucos meses antes do pleito, o referido programa passou a ser empregado como meio de distribuição de bens, mediante entrega de ingressos de forma gratuita para torcedores de futebol. No total, teriam sido beneficiados 184,6 mil eleitores. 

A conclusão a que chegam os autores da ação é de que a máquina do Estado foi posta em favor da candidatura, já que, segundo eles, foi realizada em pleno ano eleitoral, uma verdadeira distribuição de dinheiro público, às avessas, mediante a renúncia de créditos tributários. “Esta Aije, em particular, revelou a utilização abusiva de mecanismo de captação de sufrágios mediante a concessão de benefícios fiscais”. O pedido é para que seja cassado o diploma e o mandato do governador Ricardo e da vice Lígia Feliciano.

Prefeita de PILAR mente e esconde os números reais.

Veja os números reais do município de Pilar. Enquanto a prefeita Virgínia Borges faz desabado sobre a crise econômica, a mesma aumentou de 18 (em Janeiro 2015) para 160 (em maio) o numero de servidores contratados. E mentiu ao dizer que no mês passado (agosto) recebeu apenas R$ 65 mil de recursos para pagar R$ 190 mil de salários dos funcionários da Educação. Na verdade foram R$ 354 mil reais depositados só de FUNDEB para o município de Pilar, em agosto de 2015.

A prefeitura de Pilar tem 46 professores de historia contratados (veja os cargos e os números de contratados) veja os dados e os valores reais do FUNDEB (abaixo)

 Veja trecho da entrevista: ao portal cnm 

 A prefeita de PILAR Virgínia Borges fez um desabafo. Ela contou que apenas os serviços essenciais estão em funcionamento no Município. A insuficiência de recursos levou a gestora a tomar a decisão de fechar um posto da Saúde da Família na região. 

A prefeita contou ainda que os repasses do Fundeb caíram significamente. Ela disse que no último mês recebeu apenas R$ 65 mil de recursos para pagar R$ 190 mil de salários dos funcionários da Educação. “Caiu assustadoramente. A prefeitura de um Município pequeno como o nosso tem que complementar com mais de 125 mil. A situação é desesperadora”, desabafou.
===



Academia de Polícia Civil (Acadepol) realiza curso em ITABAIANA.


Está sendo realizado em Itabaiana, um curso de aperfeiçoamento em tiro da Academia de Polícia Civil (Acadepol), ligada a Secretaria de Segurança Pública do estado. Um caminhão todo customizado que abriga um moderna tecnologia, com cenários 3D e sistema de detecção de disparos, está no pátio da 9° seccional local, para que os policiais realizem o curso. No caminhao, o ambiente virtual com cenários projetados com alta tecnologia, possibilita visualizar várias situações, das quais, os policiais vivenciam em treinamentos e na vida real, para agir em situações de ação onde a tomada de decisão é feita em segundos. A Academia de Polícia Civil da Paraíba – ACADEPOL é a segunda do país a dispor de uma Unidade Itinerante de Treinamento Avançado de Tiro. Para o Estado, a unidade representa não somente a oportunidade de aprimorar qualificação policial, mas também a economia com munição utilizada nos treinamentos. Segundo o Delegado Regional, Dr. Hugo Helder, o curso proporciona aos policiais maior precisão no treinamento e mais segurança no momento de tomar a decisão de atirar ou não em um alvo. O treinamento está sendo realizado por policiais civis, que utilizam o simulador para acompanhar a projeção de imagens. As armas são ligadas a um cilindro de ar comprimido, com mira a laser e o treinamento inclui alvos fixos, móveis e ainda tomada de decisões em situações concretas. por Marcos Adriano

click - página POLICIAL desta segunda-feira, 14 de setembro.

ITABAIANA: Em menos de cinco horas, os policiais civis da 9ª Seccional de ITABAIANA conseguiram identificar e apreender um menor de 17 anos, suspeito de participar do homicídio de José Ferreira Estevam, 37 anos, atingido com um tiro na cabeça. O crime aconteceu em uma Rua do Conjunto Augusto Bernardo, na cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba. 

Segundo os moradores da área, José Ferreira foi assassinado na noite da quinta-feira (10), e apesar do homicídio ter acontecido no meio da rua, a polícia só foi informada no inicio da manhã desta sexta-feira (11). Informações colhidas no local revelaram que o responsável pelo disparo é uma pessoa que mora no Conjunto e por ele ser bastante perigoso as pessoas acharam melhor não comunicar o fato para a polícia. 

Depois de realizar o levantamento sobre a vítima, os agentes de investigações descobriram que José tinha se envolvido em uma briga com um homem conhecido como Edilson. A discussão teria sido motivada pelo controle do tráfico na área. A partir desta informação, a casa do suspeito foi descoberta e um menor que estava na residência de Edilson foi apreendido com a arma usada no crime. “O menor informou que junto com a irmã Claudiana, mulher de Edilson, foi até a casa de José e chamaram ele para beber. Os três seguiram para um bar, mas antes de chegar no local Edilson sacou a arma e efetuou o disparo na cabeça da vítima. 

O menor alegou que José foi assassinado porque teria ameaçado o cunhado de morte. Ele também disse que Edilson e a mulher, depois do crime, foram dormir em uma pousada da cidade para fugir da prisão em flagrante”, disse o delegado seccional Hugo Helder. 

 A suspeita de que a arma apreendida com o menor, um revolver calibre 38, pode ter sido a usada no crime é porque ela estava com cinco balas intactas e uma deflagrada. Na casa do suspeito também foram encontrados maconha e sacos usados para embalar a droga o que mostra que o local era um ponto de venda de entorpecentes. 

Na residência a polícia também encontrou fotos de Edilson e da mulher dele, Claudiana. “As fotos vão ajudar nas buscas dos suspeitos. Já solicitei à Justiça o pedido de prisão preventiva dos dois. O menor foi encaminhado para o Juizado da Infância e Adolescência, que é responsável pela aplicação da medida socioeducativa”, concluiu Hugo Helder.
===
Fim de semana na PB tem 63 pessoas detidas e 22 armas apreendidas... Sessenta e três pessoas foram detidas por porte ilegal de arma, roubos, tráfico de drogas, homicídio e por força de mandado de prisão neste fim de semana na Paraíba. Ainda durante o período foram apreendidas 22 armas de fogo e mais de 3,5 quilos de drogas. Dos 63 detidos, 25 foram por porte ilegal de arma, 21 por roubo, 13 por serem flagrados com drogas, dois por força de mandado de prisão, um por homicídio e um por crime ambiental. As prisões e apreensões por roubos aconteceram nas cidades de João Pessoa, São João do Cariri, Campina Grande, Bananeiras, Sousa e Santa Rita, sendo 13 deles por roubo a pessoa, sete por assaltos a estabelecimentos comerciais e um por roubo de veículo. Apreensões de armas A PM retirou de circulação 11 revólveres, nove espingardas, duas pistolas e acessórios de arma de fogo, nos municípios de Itaporanga, Campina Grande, Santa Terezinha, Queimadas, Fagundes, Lagoa, Uiraúna, Gurinhém, Tavares, Esperança, Cuité, Lucena e João Pessoa. O destaque foi para o sábado, onde em menos de 24 horas foram apreendidas 13 armas. A Polícia Militar apreendeu ainda, no fim de semana, mais de 3,5 kg de maconha, crack e cocaína em ações de rotina, como rondas e abordagens, nas cidades de Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Pombal, Bayeux, Boqueirão, Campina Grande, João Pessoa e Patos. Veículos Roubados recuperados Foram recuperados no período 14 veículos (10 motos, três carros e um caminhão) com registros de roubo ou furto, nos municípios de Monteiro, Campina Grande, Santa Rita, Matinhas, Bom Sucesso, Cuité, Sousa, Cabedelo, João Pessoa, Pedras de Fogo e Bayeux. Eles foram encaminhados para as delegacias distritais das cidades onde foram apreendidos.
===
Empresário é sequestrado e executado em canavial no Brejo... Um homem foi encontrado morto, no início da manhã desta segunda feira (14), dentro de um carro em um canavial, no sítio Buraco d’Água, entre as cidades de Alagoa Grande e Alagoa Nova, no brejo paraibano. De acordo com as informações, o homem, conhecido por novinho, é um comerciante da cidade de Martinhas. Ele teria sido vítima de um assalto, na noite de ontem, ao chegar em casa, após trabalhar todo o dia em seu estabelecimento comercial. O assalto teria sido realizado por quatro homens. O corpo foi encontrado por trabalhadores rurais, que ao constatarem que a vítima estava morta, com marcas de tiros no corpo, acionaram a polícia. Ele estava no banco do carona do seu veículo, uma camionete S10 cinza.

domingo, setembro 13, 2015

Veja essa e outras notícias deste domingo, 13 de setembro.

NO CARGO, MAS SEM QUERER A REELEIÇÃO... Prefeitos alegam crise e questões pessoais para abandonar o sonho da reeleição nos pequenos municípios... A crise econômica que assola os municípios provoca a desistência com vistas à reeleição de pelo menos seis prefeitos paraibanos, além de dois gestores que já renunciaram ao mandato e estão fora de uma nova disputa em 2016. A revelação é do presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado da Paraíba (Famup), Tota Guedes. Para ele, ser prefeito nesse período não tem futuro. Guedes ressaltou que a recessão econômica atingiu em cheio os municípios e não há recursos para tocar as prefeituras. “Vários prefeitos já me confidenciaram que não vão disputar a reeleição. As despesas crescem a cada dia e as receitas estão caindo, principalmente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, qualquer problema o gestor é processado”, afirmou o presidente da Famup. Entre os prefeitos, ele citou Grigório de Almeida Souto (Olivedos), Luiz Aires (Cabaceiras), Damísio Mangueira (Triunfo), Elio Ribeiro de Morais (Santana dos Garrotes), Paulo Gomes (Areia) e Severina Ferreira Alves (Rio Tinto), mais conhecida como Dudu de Brizola. Além da crise econômica, o prefeito de Areia, no Brejo, Paulo Gomes (PRB), disse que irá se dedicar a projetos pessoais e à família. “Sou comerciante, fui candidato para salvar o grupo, porque a cidade estava abandonada”, adiantou ele. Paulo Móveis é irmão do deputado estadual Tião Gomes (PSL). O acúmulo de problemas financeiros e administrativos levou o prefeito de Santana dos Garrotes, no Sertão, a desistir da reeleição. Ele decidiu apoiar o nome de seu atual vice-prefeito, José Paulo Filho (PMDB), para sucedê-lo, tendo como vice Zezito Moraes (PT). Dois prefeitos renunciaram aos mandatos. Em novembro de 2013, José Maria Filho, mais conhecido como Luceninha, abandonou a prefeitura de Cabedelo. Em maio deste ano, Carleusa Marques renunciou ao cargo em Juazeirinho.
===
Internet grátis chega a locais isolados da Paraíba e amplia comunicação de moradores... A utilização da internet é uma das praticas cotidianas da maior parte da população brasileira. Porém, em alguns locais, como o município de Bonito de Santa Fé, no Sertão paraibano, a 484 km de João Pessoa, pouco mais da metade dos 10,8 mil habitantes (segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), conseguiam acessar a internet, algumas pessoas pela primeira vez na vida, no mês de julho deste ano. O acesso à rede foi obtido através de uma parceria entre a prefeitura local e a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). Chamado de Junts, o projeto realizou a instalação de sete antenas que abrigam os equipamentos necessários para o funcionamento e a distribuição do sinal para os moradores do Distrito de Viana, da agrovila São Luiz e da Zona Urbana. Inaugurado no dia 18 de julho, o projeto vem facilitando o acesso e a comunicação dos moradores com o mundo. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Bonito de Santa Fé, Luis Fernandes, que foi o responsável por levar o projeto para o município, a ideia inicial era levar o serviço apenas para os moradores da Zona Rural. “Tínhamos a necessidade de levar o projeto para a Zona Rural, principalmente, pela questão das informações para os agricultores, que se deslocavam para a cidade em busca de entender e fazer o Cadastramento Ambiental Rural, que é feito pela internet e é obrigatório. Eles poderiam fazer esse cadastro em casa, mas existiam três problemas básicos: ou os moradores não tinham acesso a internet, ou não conheciam o sistema ou não sabiam do que o cadastro se tratava”, afirmou o secretário.
===
Mais de 2,4 milhões em emendas para Paraíba estão ameaçadas... A crise econômica enfrentada pelo País vai prejudicar a liberação de pelo menos 18 emendas de bancada destinadas a Paraíba este ano. A maioria é referente a obras estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento do Estado e que somam, juntas, R$ 2.446.000.000. Até agora, faltando três meses para o final do ano, nenhuma das emendas teve os recursos liberados pelo Governo Federal. O deputado federal e coordenador da bancada paraibana, Wilson Filho (PTB), esclareceu que o Governo tem até o fi nal do ano para liberar os recursos, mas revelou que a crise vai impossibilitar o repasse de todas as emendas sugeridas. Ele disse que, em reunião com ministros, foi solicitado que a bancada paraibana indicasse ao menos uma das emendas para que o Governo tentasse a liberação, prejudicando as demais que devem constar novamente nos pedidos de 2015.
===
Joelma faz show com Calypso em João Pessoa, mas sem Chimbinha... Um dia depois da Justiça do Pará determinar que o guitarrista Chimbinha deve manter 100 metros de distância da cantora Joelma, a banda Calypso comandou o palco da festa 'Balada Romântica', em João Pessoa, na Paraíba. A banda subiu no palco de uma casa de shows da cidade na madrugada deste domingo (13) e tocou para uma planteia de 10 mil pessoas, o primeiro show depois ordem judicial foi expedida . A separação do casal foi anunciada no dia 19 de agosto, quando a cantora também anunciou que vai fazer carreira solo. Desde a quarta-feira (9), o divórcio virou caso de polícia, quando Joelma registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia da cidade de Ananindeua, no Pará, alegando que se sentia ameaçada pelo marido. Na sexta-feira (11), a advogada da cantora afirmou que a Justiça do Pará tinha determinado que o guitarrista não deveria se aproximar dela. A decisão teve como base a Lei Maria da Penha, que prevê medidas de proteção para mulheres em situação de risco. Em João Pessoa, fãs da Paraíba e de outros estados foram conferir a última apresentação de Joelma na cidade de Joelma como vocalista da banda. Segundo a casa de shows, foram vendidos 10 mil ingressos, o limite da capacidade do local. No lugar de Chimbinha, quem subiu no palco com a Calypso foi o pernambucano Ian Marinho.